Colares e decotes formam um casal perfeito, mas assim como os romances tradicionais entre duas pessoas, para o match acontecer é preciso fazer boas e inteligentes escolhas. Confira algumas dicas de como combinar esses dois elementos tão presentes nos looks femininos!
Decotes e colares sempre geram muitas dúvidas na hora que mulheres de todas as idades e gerações pensam em montar um look.
Será que existe uma regra a ser seguida? Como encontrar a combinação perfeita? Bom, podemos adiantar que “regra” é uma palavra muito forte para tudo que diz respeito à tendência de moda, principalmente quanto a colares.
Como sabemos a moda se adapta e transforma o tempo todo, então, algo que hoje pode ser considerado errado ou over, amanhã pode ser uma referência seguida nos quatro cantos do mundo.
Quando falamos em combinações que dão match quando o assunto é colar feminino e decote, estamos nos referindo muito mais na conquista de um visual capaz de valorizar tanto o colo feminino como o acessório em si.
Vamos entender melhor esse conceito e quais as combinações mais certeiras que você deve incluir no seu dia a dia.
Leia também: Combinações de brincos: 5 composições incríveis para se inspirar!
Como combinar decotes e colares: 5 composições perfeitas
A primeira coisa que você precisa pensar na hora de escolher um colar para enaltecer o seu decote é que o acessório não pode atrapalhar, enganchar ou esconder o desenho do decote.
Logo, a maneira mais certeira de combinar esses dois elementos é fazer com que um complete o outro de maneira natural e orgânica.
Para ficar mais claro, siga a seguinte lógica: quanto mais reto e alto for o decote, menor o comprimento e modelo do colar.
Decotes profundo pedem colares que acompanhem sua estrutura e linha – inclusive ajudam muito a alongar a silhueta e até disfarçar um pouco seios grandes.
Ah, então se uma pessoa está usando uma t-shirt com gola redonda, ela não pode usar um colar longo ou médio? Pode. Como já mencionamos, as regras na moda são muito flexíveis e se adaptam às situações.
T-shirts combinam muito com maxis, colares e até mix de colares — porém, não ficam tão interessantes com chokers, por exemplo.
Uma vez que a choque acaba indo de encontro, justamente, com a gola. Ficando um sobre o outro, deixando o visual poluído e nada harmônico.
Inclusive esse é outro ponto que precisamos citar. Decotes e roupas que trazem elementos grandes, aplicações e apetrechos como pedrarias, pelinhos, plumas, bordados e qualquer item de destaque, não cabe colar.
Lembre-se que menos é sempre mais. Nesse caso invista em outros tipos de joias como anéis, brincos ou pulseiras, ok?
Vamos conhecer alguns modelos de colares e decotes antes das sugestões de combinações entre eles!
Tipos de decotes
Canoa
O decote canoa ou careca é muito comum em camisetas, batas e vestidos. Ele tem esse nome, pois seu formato lembra a silhueta de uma canoa ou barquinho de papel.
Tanto a parte da frente como a parte traseira possuem a mesma altura e suas extremidades se estreitam no topo dos ombros.
Princesa
Decote princesa ou coração é um dos preferidos por mulheres de todas as idades e, talvez, seja um dos modelos mais tradicionais.
É possível encontrá-lo em vestidos, blusas e até camisetas, são super femininos e valorizam muito o colo tanto para quem tem seios pequeno como seios grandes.
Ele traz as laterais retas e acompanham o formato arredondado dos seios com um leve biquinho aprofundado no centro, exatamente com o topo de um coração.
Ciganinha/Ombro a ombro
O decote ciganinha vai e vem nas principais tendências de moda. Não é uma unanimidade, mas é um modelo de decote que valoriza muito o colo e os ombros femininos, além de serem bem sensuais.
Eles começam e terminam de um lado a outro do dorso, ficando a uma altura um pouco abaixo dos ombros e, em sua maioria, possuem elástico para facilitar que fiquem na posição certa.
V
Bonito, moderno e descontraído, o decote V é bem comum em camisetas e vestidos. Eles trazem um pouco de bossa à modelos de roupas comuns do dia a dia.
São ótimos para alongar a silhueta e, também, para quem busca disfarçar o tamanho dos seios.
Profundo
Sexy e poderoso não é qualquer pessoa que segura um decote profundo. Muito comum em vestidos de festa, esse modelo tem várias camadas.
Ou seja, podemos encontrar modelos que terminam um pouco abaixo dos seios até mesmo os super profundos que a uma altura próxima do umbigo.
Gola alta
A gola alta é um clássico do inverno e muitas pessoas não abrem mão. Existem vários modelos de golas altas: das mais discretas que têm apenas 2 dedos de altura até a caxarrel que chega próximo ao queixo.
Redondo
O mais tradicional dos decotes. Clássico e na altura certa, podem surgir em blusas, camisetas e vestidos.
São excelentes opções para trajes executivos e ficam bonitos em todos os biotipos e perfis, são bem fáceis de combinar.
Geralmente, os decotes redondos têm a frente arredondada e a parte de trás mais alta e próxima ao pescoço.
Quadrado
Outro clássico quando o assunto são decotes democráticos que se encaixam bem em todas as mulheres e em todas as situações.
Seguem a mesma lógica dos decotes redondos, porém, a parte frontal tem um recorte quadrado. É um dos modelos que mais valorizam o colo feminino.
Colarinho
Os decotes colarinho são aqueles que encontramos nas camisas de botão. Recebem esse nome tanto na versão feminina quanto masculina.
Aquela dobradura ou lapela que encaixa o pescoço. São tradicionais, elegantes e ótimos para quem gosta de um look moderno e mais ousado na hora de combinar com acessórios.
Tipos de colares
Choker
São as novas vedetes das coleções de joias em todo mundo. As queridinhas do verão, as chokers nada mais são do que gargantilhas bem curtinhas que ficam rentes ao pescoço.
Elas podem ser com malha simples, trazer pedrarias, pérolas, miçangas, medalhas ou pingentes em toda a sua extensão.
Maxi
Como o próprio nome sugere, são colares grandes, vistosos e feitos para serem usados sozinhos e absolutos.
Foi muito populares há alguns anos e, ao que tudo indica, estão voltando a ganhar espaço entre as fashionistas aos pouquinhos.
São ótimas opções para quem quer uma solução rápida para dar aquele up no look.
Longos
Os colares longos são todos os que possuem corrente com 55 cm ou mais. Eles costumam ter seu caimento na altura dos seios ou abaixo deles.
São ótimos para quem busca um visual mais moderno, descontraído e combinam bem com roupas leves e fluídas.
Além disso, são usados por quem busca um truque fácil para alongar a silhueta.
Médios com pingentes
Colares médios são os modelos mais tradicionais nos mostruários e coleções, são atemporais e nunca saem de moda.
São colares que possuem malha entre 40 com e 50 cm e trazem algum adorno em sua extensão: pingentes.
Leia também: Modelos de colares e como usá-los no dia a dia
Os decotes mais indicados para usar com colares
Todos os decotes podem ser acompanhados por colares, vai depender muito da proposta que você pretende compor na hora de montar um look.
Claro, que decotes mais alongados e que deixam o colo mais à mostra acabam ganhando destaque e sendo mais fáceis de combinar junto a colares de diferentes modelos.
Porém, hoje em dia até mesmo golas altas ganharam permissão para trazerem correntes curtas que conseguem valorizar bastante o visual.
Dentre os tipos de decote mais fáceis de criar composições com o maior número de modelos de colares, podemos destacar:
· Decote redondo;
· Decote quadrado;
· Decote princesa.
Composições simples para não errar
Decote profundo vs Colar longo
O suprassumo da sensualidade. A combinação entre decote profundo e colar longa traz muito do estilo “Femme fatele” e para ajudar nisso escolha bem a joia que irá usar para garantir o toque sofisticado ao look.
Para isso a melhor escolha são colares com pedras ou cristal em toda a sua extensão. Eles darão sofisticação, brilho e delicadeza à composição.
Decote ciganinha vs Choker
Ciganinha e choker são a cara do verão. Combinam muito com looks descontraídos e leves. Por isso, combine bem as duas peças.
Para roupas em tecidos claros, com estampa floral delicada: chokers em prata com pedrarias ou medalhinhas.
Para peças em jeans ou tecidos mais estruturados e tons escuros, a sugestão são joias douradas ou com acabamento envelhecidos.
Decote redondo vs Colar médio com pingente
Vamos unir clássicos? O decote mais democrático com o campeão de vendas entre os colares. Uma combinação que pode ser usada em absolutamente todas as situações do dia a dia e, também, em dias especiais.
Para as mais delicadas, românticas e discretas, aposte em uma corrente com malha fina e um pingente pequeno: ponto de luz, pérola ou monograma.
Para as mais ousadas e com estilo urbano, a dica é investir em um corrente com malha média e pingente em tamanho médio ou grande para ganhar protagonismo.
Decote quadrado vs Mix de colares
O decote quadrado nos dá a liberdade para usar diversas combinações e, também, criar o queridinho mix de colares.
Como esse recorte deixa bastante a pele à mostra é possível usar joias de vários tamanhos e estilos, invista em:
· Uma choker de melhinhas;
· Um colar médio de bolinha;
· Um colar médio com pingente grande;
· Um colar longo com pedrarias.
Decote colarinho vs Colares expressivos
Aposte na combinação do decote colarinho com um belo colar expressivo. Que pode vir texturizado, com pedraria ou franja.
Essa combinação dará a ilusão de óptica de que se trata de uma peça única. Além disso, a junção de duas peças traz um toque moderno e fashionista ao look.
E, então, agora que você já sabe como combinar decotes e colares, qual o estilo mais combina com a sua personalidade?
Quer renovar sua coleção de acessórios e dar aquele up no seu porta-joias? Conheça todas as novidades da coleção de colares ArtCoco!