Quem ama acessórios, ama semijoias! Elas nos permitem ficar dentro da moda, com diversidade de modelos, qualidade e um ótimo custo-benefício.
Mas, para que sua semijoia fique bonita por mais tempo e com alta durabilidade é preciso cuidar dela. E limpar suas semijoias farão ela durar mais.
Para saber como cuidar, primeiro é importante saber o que é uma semijoia. As semijoias são acessórios feitos de metais comuns, como o latão, que passam por um tratamento e recebem camadas de metal nobre como o ouro, a prata ou o ródio.
As bijuterias também são feitas de materiais comuns e a diferença da bijuteria para semijoias está no banho.
As semijoias recebem camadas mais espessas de metal nobre, a partir de 2 milésimos de ouro, já as bijuterias recebem o chamado banho flash, que leva menos de 1 milésimo de ouro.
Existem ainda as bijuterias com uma qualidade ainda pior, em que o banho flash é realizado com uma tinta e não com metais nobres. Essas ainda podem ser feitas de níquel, um metal comum mais barato, que pode causar alergias com o uso da peça.
A qualidade das semijoias é muito importante para determinar a sua durabilidade, mas é necessário cuidar dela para que dure mais.
Qual é a diferença entre sujeira e oxidação nas semijoias?
As semijoias escurecem principalmente por processo de oxidação. Ele ocorre quando o metal entra em contato com o oxigênio, formando uma camada escura sobre a peça. O oxigênio está presente no ar e na água, logo a oxidação é um processo natural.
O ouro é mais resistente à oxidação, então quanto mais conservada estiver a camada do metal, mais demorado será o escurecimento. E não estou falando somente sobre a quantidade de ouro no seu acessório, mas se ele está arranhado, por exemplo.
No dia a dia, o atrito faz nossa peça arranhar (principalmente os anéis) e a forma como as guardamos também interfere se vai arranhar. Se a peça arranha, ela perde ouro e deixa os metais comuns em contato com o ar e água, oxidando mais rápido.
As semijoias ou bijuterias ficam pretas ainda mais rápido quando ela está suja. Isso acontece em algumas situações, que aceleram a reação química, como:
· Usar perfume, hidratante e outros produtos de beleza sobre a peça;
· Usar semijoias enquanto utiliza produtos de limpeza (lavar os pratos, limpar a casa etc.);
· Contato com o suor, que é composto por sais minerais;
· Entre outros.
Todas as vezes que você usa perfume com suas semijoias no corpo, você está jogando nela uma camada de produtos químicos, que vai acelerar a oxidação da peça, deixando ela escura mais rápido.
Agora imagine quando você usa um produto de limpeza? Ele pode até corroer o metal nobre!
Em alta temperatura ou dependendo da acidez do suor ou de produtos que usamos com as semijoias, a oxidação pode trazer uma tonalidade verde na peça. Por isso, é comum em peças que usamos no verão, na praia ou no banho com água quente, ficarem com tons oxidados verdes.
Calma! Sabemos que algumas coisas são inevitáveis e por isso vou te ensinar como limpar sua semijoias, para que ela dure por muito mais tempo.
Como limpar semijoias douradas escurecidas?
Saber como limpar semijoias oxidadas ou como limpar semijoias esverdeadas é muito importante para seu acessório durar mais. Por isso, separamos 5 dicas para você não errar e estragar suas semijoias na hora da limpeza:
a) Somente use produtos que não vão danificar sua peça;
b) Não use objetos que vão arranhar o acessório;
c) Nunca use Limpa Prata em Semijoias;
d) Evite tipos de limpeza que precisem usar água quente;
e) Água e sabão é a melhor solução.
É comum ver na internet dicas de como limpar semijoias douradas em casa, que danificam a peça. Um exemplo é a dica de como limpar semijoias dourada com Veja ou outros produtos destinados a limpeza de casa.
Vai limpar? Pode ser que sim, mas também vai danificar o banho da peça e fazer ela durar menos!
Usar objetos que vão arranjar, tirando o banho, também é um erro. Por isso não limpe suas peças com buchas, areia ou escovas que não tenham cerdas macias.
Nunca use produtos Limpa Prata em Semijoias, eles são feitos para joias e não semijoias. As joias de prata são feitas em sua maioria de 92,5% de prata pura, as semijoias como já sabemos é feita de matérias comuns, banhadas a ouro. Usar Limpa Prata vai tirar o banho da sua semijoias.
Evite dicas de limpeza com água quente, pois a temperatura da água pode acelerar a oxidação e até danificar a peça. A água morna ajuda a limpar, mas se estiver quente demais pode danificar. Então evite. Água fria limpa muito bem!
Água e sabão é melhor solução, sabia? Ter o hábito de lavar as semijoias com água e sabão quando necessário vai fazer seu acessório durar mais.
Não existe uma frequência exata para a limpeza, pois depende de como ela é usada. Se você usa a peça todos os dias, limpe uma vez por semana. Se usou perfume em cima, produtos de beleza, usou na praia ou suou demais? Precisa lavar!
O que é bom para limpar semijoias?
Criamos uma lista de produtos que podem ser usados para limpar semijoias sem estragar o acessório. Anota aí:
a) Água e sabão
b) Flanela
c) Pasta de dente branca
d) Bicarbonato de sódio
Água e sabão é a melhor solução, lembra? Vai limpar sem estragar, mas você precisa secar bem no final para não deixar umidade na peça.
A flanela de algodão vai limpar e dar brilho para suas semijoias. Sugerimos a de algodão porque é macia e não vai arranhar sua peça. Ela precisa estar seca, ok?
Existem também flanelas específicas para limpar semijoias, elas limpam de forma delicada e eficiente e você pode encontrá-las em nosso site!
Água e sabão e flanela, vão te ajudar quando as peças estiverem sem brilho e começando a escurecer.
Se as peças já tiverem preta ou verde, use pasta de dente ou bicarbonato de sódio, que são ótimas opções que limpam sem danificar. No próximo tópico vamos te ensinar o passo a passo.
Como limpar joias douradas em casa?
Criamos um passo a passo simples para te ajudar a limpar suas semijoias douradas em casa. Isso serve também para bijuterias, semijoias folheadas a ródio, joias de ouro e prata.
1 – Como limpar semijoias com pasta de dente
A pasta de dente é prática porque temos em casa e já vem pronta. Escolha uma toda branca, pois não tem colorantes na composição. Siga o passo a passo:
a) Coloque uma pequena quantidade no dedo ou flanela;
b) Passe sobre a superfície da semijoia, friccionando com cuidado;
c) Quando estiver limpa o suficiente lave com água e sabão até retirar todo o produto;
d) Seque bem;
e) Finalize com uma flanela para dar brilho.
2 – Como limpar semijoias com bicarbonato
Para usar o bicarbonato de sódio você vai precisar fazer uma pasta com água.
a) Pegue uma pequena quantidade de bicarbonato, pode ser uma colher de chá;
b) Coloque pingos de água aos poucos, até formar uma pastinha;
c) Coloque um pouco da pasta em uma escova de dente de cerdas macias;
d) Passe na semijoia com cuidado até limpar;
e) Finalize lavando com água e sabão e depois seque bem.
3 – Como limpar semijoias com detergente
O detergente é uma ótima opção para limpar semijoias, use sempre o transparente ou branco, para evitar colorantes na composição. Você pode usar também sabão de coco ou qualquer outro sabonete neutro, como os de glicerina. Siga os passos:
a) Coloque um pouco de sabão na escova de dente de cerdas macias;
b) Friccione sobre a peça com cuidado para não arranhar;
c) Enxague com água corrente até tirar todo o sabão;
d) Seque bem.
Como limpar semijoias com pedras?
As semijoias com pedras precisam de cuidado especial na hora da limpeza. Isso porque as pedras são coladas ou cravejadas.
É comum criar oxidação ao redor ou por baixo da pedra e isso acontece quando molhamos o acessório, ou quando eles entram em contato com suor e produtos de beleza ou limpeza.
Por isso é importante evitar contato com água nas semijoias com pedra. Na hora de limpar essa regra não muda.
Para limpar joias e semijoias com pedra, escolha a opção de limpeza com pasta de dente ou flanelas específicas para isso. Nunca passe escova nas pedras, isso vai danificar a cola e fará ela cair com facilidade.
Cuide para durar mais!
Agora você já sabe como limpar e porque limpar suas semijoias. Para te ajudar ainda mais criamos um vídeo completo de cuidados para suas semijoias te acompanharem por muito tempo!
Na ArtCoco Joias qualidade é prioridade e todas as semijoias possuem garantia. Nossas semijoias passam por um processo rigoroso de qualidade de banho.
Além do ouro e do ródio, nossa semijoias recebem o paládio, que fortalece o acabamento hipoalergênicos, o que reduz as chances de causar alergias. Além disso, todas as peças são finalizadas com verniz, para aumentar o brilho e a durabilidade.
Assista o vídeo e fique especialista em como cuidar de seus acessórios:
Preparamos outros artigos que podem te ajudar ainda mais:
Prata 925 e Ródio: Conheça as principais diferenças
Como Limpar Prata 925 de forma prática e fácil
E você? Tem alguma forma especial de cuidar das suas semijoias? Conta para gente, vamos amar ler seu comentário!
Um beijo!
Pingback: Tipos de Brinco na Moda: Guia de Modelos
Bacana, Maravilha seu post, tem um programa chamado Programa Classificados Grátis com ele tenho certeza que você vai conseguir ter mais visitas e fazer mais vendas, esse programa é um agregador de sites classificados e tem uma lista com mais de 350 sites onde vc pode anunciar grátis, o programa automatiza essa tarefa, realmente é muito bom, da uma pesquisada no Google e você vai ver que pode ser muito bom pra você, abraços ate mais…
Pingback: Entenda o que é semijoia e as vantagens de apostar nela
Pingback: Anel de dedinho: 5 inspirações para arrasar!