Nossa história

Nossa história começou em lá 1978, no sertão da Bahia, onde o futuro era predefinido em duas escolhas: viver da pouca produção da roça que dependia das chuvas escassas ou ir para São Paulo em busca de trabalho informal. Mas lá morava um sertanejo, que certo dia viu na orelha de uma mulher um brinco e teve instantaneamente o que hoje chamamos de insight: “eu consigo fazer um desse”. Assim que voltou para roça que trabalhava com seus pais e irmãos, ele buscou o que podia utilizar para tentar montar aquele brinco e decidiu pelo bambu, já que não tinha dinheiro algum para comprar matéria prima. E não foi que deu certo? Ele não só descobriu que podia fazer o brinco, mas que tinha o dom de construir acessórios e o melhor: as pessoas gostavam e estavam comprando.  Ali ele começou a enxergar que podia ter uma vida diferente e todas as noites ele montava suas artes em forma de acessórios artesanais e pelo dia, vendia cada peça que tinha disponível. Assim, ele descobriu que aquele era o seu propósito e conseguiu juntar dinheiro para ir em São Paulo comprar matéria prima e desse dia para cá, ele começou a escrever sua própria história.

Coco, é o apelido que o nosso fundador ganhou assim que nasceu e embora seja registrado por João Jose de Azevedo, ele mal lembra que tem esse nome (é sério, rs). Na década da cultura hippie, seus acessórios eram chamados de artes, “as artes de Coco” até que virou a nossa marca: ArtCoco. O hippie que vendia suas artes do pano, saiu do sertão, foi para a cidade de Vitória da Conquista, subiu até o litoral e decidiu se fixar na cidade de Ilhéus/Ba, onde o turismo explodia com os livros de Jorge Amado. Lá vendeu nas praias, na porta do teatro, depois conseguiu montar uma barraquinha na feira de artesanato, que depois virou um box no Mercado de Artesanato da cidade, depois mais um, depois uma loja pequena no comércio e em 2014 foi inaugurada a loja que se tornou referência da marca, com andar exclusivo de semijoia e outro de prata 925 e acessórios artesanais. Hoje a ArtCoco possui mais 14 lojas espalhadas pela Bahia, próprias e franqueadas, com acessórios nacionais, importados e até hoje Coco se diverte montando suas peças, que são sempre um sucesso de vendas.

Entramos no mundo online em 2013, quando nossas redes sociais começaram a ganhar seguidores do Brasil inteiro, que se identificaram com os nossos produtos. Então começamos a vender nas redes sociais, em 2014, da maneira mais básica que era possível, os clientes depositavam o valor e nós enviávamos os produtos, na época a febre eram os berloques de prata 925 (pingente para pulseira), mas tínhamos muito mais que isso para oferecer aos clientes, então decidimos montar o nosso primeiro site, que seria a extensão online da nossa loja matriz de Ilhéus/BA e assim nasceu nosso e-commerce com o domínio inicial lojaartcocoilheus.com.br e que se transformou em nosso site atual o www.artcocojoias.com.br.

Sempre dizemos que o sucesso do nosso site se deu inicialmente não só pela qualidade e bom preço dos nossos produtos, mas pelo relacionamento com nossos clientes, isso porque nos primeiros anos nunca tivemos profissionais da área de e-commerce, T.I., marketing digital, fotografia ou qualquer outra área técnica em nossa equipe e nossos clientes compreenderam isso. Nossa equipe inicial era formado pelo filho único do fundador da ArtCoco e o atual responsável pela marca, sedento para entrar no mercado de e-commerce, sua esposa – uma advogada apaixonada por marketing e acessórios e os seguintes colaboradores: uma estudante de comunicação social que criava conteúdos incríveis, uma vendedora que conhecia a fundo nossa marca e produtos, e uma estudante de ciência da computação, boa em fazer fotos e em gerenciar mídias sociais. Não éramos profissionais da área, mas tínhamos muita vontade de fazer o nosso melhor, para levar ao cliente uma boa experiência de compra. Inicialmente tudo entra feito na loja física, nossas fotos eram feitas pelo celular, em uma prateleira da loja que tinha um fundo branco, entre um atendimento e outro. Meses depois colocamos uma mesa no estoque da loja física que seria o “escritório do site”, com um ventilador que trabalhava tanto quanto nós para aguentar o calor de Ilhéus, que dura em média o ano todo. Posteriormente, conseguimos arrumar no estoque da loja um cantinho exclusivo para um site, um quadradinho que se tornou nosso primeiro real escritório (agora com ar condicionado, rs) e lá aprendemos tudo na prática, pesquisando na internet, errando e aprendendo, mas sempre buscando conhecimento e sempre com uma parceria incrível com nossos clientes.

Os clientes são aqueles que recebem em sua casa nossa caixinha, com um acessório que aumenta sua autoestima, que te conecta a um momento e que dão um toque final à sua produção, mas são principalmente parte da nossa história, são o porquê da nossa história. Cada elogio e cada crítica foi um degrau que nos ajudou a ser o que somos hoje.

Em 2018, a vista da janela em Ilhéus começou a parecer pequena e no escritório começou a faltar espaço. Era hora de crescer. Precisamos de profissionais mais qualificados na área para dar o melhor para nossos clientes, precisávamos de melhores preço e prazo de entrega, precisávamos fazer a tendência do momento chegar mais rápido em nosso site, precisávamos mudar. Assim decidimos dá mais um passo, mudar para São Paulo e começar a construir de forma ainda mais intensa a nossa missão: trabalhar duro e se tornar o maior varejo em joias e semijoias do país, dando aos nossos clientes a experiência de comprar uma joia ou semijoia e se apaixonar cada vez que a nossa caixinha chegar em sua casa. E assim vamos continuar a construir mais um capítulo da nossa história.

Conheça nossa loja virtual clicando aqui.