A cada dia mais modelos de colares surgem para nos ajudar a dar aquele up no visual no dia a dia, ou, em ocasiões especiais. Será que você conhece todos os estilos que fazem sucesso por aí? Se não, venha descobri-los!
Toda mulher tem pelo menos uma meia dúzia de modelos de colares em seu porta-joias. Seja aquela peça coringa que transforma um look básico ou ainda aquela joia favorita que é sua marca registrada.
Um belo colar, quando combinado corretamente com a roupa e a ocasião certa, é um elemento que pode mudar totalmente o conceito do visual escolhido.
Porém, é comum surgir algumas dúvidas de como e quando usá-los, já que hoje, existem diversos modelos de colares e correntes femininas em diferentes tamanhos, formatos e materiais.
Então, para te ajudar a usar sem medo esse acessório tão versátil, vamos mostrar: os tipos de colares, como combiná-los com outras joias e qual a melhor escolha de modelos de colares para cada decote.
Vamos lá?
Conheça 10 modelos de colares e aprenda a usá-los!
Um belo colar consegue transformar o visual de uma mulher. Ele pode dar aquele toque romântico, sensual, casual ou, ainda, uma pegada mais moderna e fashionista que muitas buscam, mesmo nas ocasiões mais corriqueiras do dia a dia.
Um mix de colares bem montado com peças que se harmonizam entre si e valorizam o decote, é uma das apostas mais interessantes para dar aquele super up na composição.
Mas é preciso combinar colar com os demais acessórios? Hoje em dia, não necessariamente. É mais comum isso ocorrer em looks montados para festas black tie ou quando descrito “traje completo”.
A moda evoluiu muito nesse quesito e, com isso, temos mais liberdade na hora de escolher os acessórios. Não é preciso montar pares.
Claro, a regra número 1 é aquela que diz que tudo precisa conversar entre si. Para fazer sentido e não virar uma verdadeira salada mista desconexa.
Vamos agora conhecer 10 modelos de colares mais comuns e presentes nos catálogos de joias de todo mundo!
1. Colar Longo
Um colar longo é aquele que tem uma corrente com a partir de 60 cm de comprimento, ou seja, seu caimento fica exatamente sobre os seios ou abaixo deles.
É um modelo de colar perfeito para usar com golas altas, decote canoa, ciganinha e, claro, com decotes profundos.
Além disso, os colares longos causam a impressão de alongar o busto. Logo, é uma ótima opção para quem deseja alongar a silhueta.
Existem diversos modelos longos: correntes lisas, com pingentes, escapulários, colares de pérolas e muito mais.
2. Colar com Miçanga
Os acessórios de miçangas voltaram com tudo nesta última tendência de Moda Dopamina. São acessórios alegres, com muitas cores, que tem uma pegada mais cool.
Mas também existem outros tipos de miçangas que deixam o visual mais arrumado e elegante e menos infantil e descontraído.
Para conseguir esse efeito, prefira peças que tragam miçangas de cristal, ou pedras naturais, com cores mais frias, ao invés das tradicionais contas de plásticos ou resina super coloridas.
Os diferentes tipos de colares de miçanga podem ser combinados com correntes de 45 cm, longos e até mesmo chokers e gargantilhas.
É uma ótima opção para dias quentes, ou simplesmente levar aquele toque de cor que faltava ao look.
Leia também: Acessórios com miçangas: como usar e abusar dessa tendência!
3. Colar de Concha
Os colares de conchas são muito usados não só na praia, mas também pelas sereias urbanas diariamente.
Os colares de concha são muito fáceis de combinar, por exemplo, se você pode usá-los com um choker básico de bolinhas para incrementar ainda mais o visual.
Para o dia a dia, ao usar peças com conchas escolha os modelos um pouco mais discretos e minimalistas, assim você consegue manter um look clássico e casual para o trabalho, com um toque especial do verão.
Uma boa alternativa para esse caso, é apostar nos pingentes que podem ser tanto com conchas naturais, réplicas em resina ou em metal (prata, ouro ou ródio).
4. Choker
A choker se tornou tendência entre as mulheres, por ser uma peça prática, que muda o visual completamente.
Caracterizada por ter uma corrente menor do que as outras, a choker pode variar de 30 cm a 35 cm, o que deixa o acessório bem justo ao pescoço.
A choker é um dos modelos de colares femininos que pode ser usado sozinho ou em composição com outros colares, isso depende muito do modelo da peça escolhida e do seu estilo.
As de correntes finas e malhas lisas são perfeitas para as duas opções e, sem contar que vai bem com qualquer tipo de decote, já que ela fica mais próxima ao pescoço, você pode deixá-lo bem evidente.
5. Colar de Letra
Os colares de letra, ou monograma, são clássicos! Sejam eles modelos simples ou com medalhas bem trabalhadas, eles não saem de moda.
O colar de letra representa identidade e personalidade, quando escolhemos a inicial do nosso nome ou sobrenome; representa romantismo, quando usamos a letra do nome de alguém que amamos; e, também, poder, quando usamos, por exemplo, as iniciais do nome do nosso negócio.
Existem diversos modelos de monogramas como: opções em prata 925, banhada em ouro 18k ou ródio branco, com fio de nylon, com pingente e medalha.
6. Colar de Signo
Os colares de signo, assim como os de letra, nunca saem de moda. Quem ama astrologia e o significado dos signos adora ter nos acessórios o símbolo que representa sua personalidade, por isso, eles são sempre um sucesso!
Para usar colares de signos não tem segredo, já que eles podem ser usados sozinhos ou combinados com chokers e colares longos.
Também vale ressaltar que o modelo de escapulário de signo é perfeito para compor qualquer look, com certeza é um acessório que vale a pena ter.
7. Colar Gravatinha
O modelo de colar gravatinha é um estilo bem marcante e expressivo. Ele possui literalmente o formato de um “Y”, onde na ponta de baixo normalmente possui algum pingente de pedra ou detalhes cravejados.
Esse tipo de colar deve ser usado com blusas ou vestidos que tenham um belo decote e, não é necessário incluir outro tipo de colar para complementar.
Ele por si só já faz toda a diferença e deixa o visual bem elegante e moderno. É um modelo pouco explorado pelas mulheres, mas que fica lindo quando usado para festas, baladas ou em outras ocasiões especiais.
8. Colar de Pedra
Os colares de pedra podem ser caracterizados por terem um pingente com uma pedra, ou até mesmo por ser um modelo com a corrente toda cravejada por elas.
Esse tipo de colar, dependendo do tamanho das pedras, pode se tornar algo delicado ou bem chamativo. Na hora de escolher, considere o que você deseja para o visual.
Como esse modelo de colar pode ter variações, não existe jeito certo de combiná-los. Apenas se lembre de não colocar informação demais, tanto nos acessórios, quanto na escolha das roupas.
Tons neutros são as melhores opções para quem gosta de colares com pedras — que naturalmente já trarão cor ao visual — como para quem ama um mix de colares.
9. Colar Religioso
O modelo mais conhecido de colar religioso é o escapulário. É um acessório unissex, que consiste em carregar duas placas ou pingentes (uma em cada extremidade da corrente).
Eles podem ter diferentes tamanhos e são facilmente combinados com outros modelos de colares. Os escapulários são quase que uma segunda pele e têm licença para serem usados em todas as ocasiões e looks.
Hoje em dia, os escapulários são bem democráticos e não ficam restritos apenas à doutrina católica, demais religiões também têm uma coleção com exemplares para chamarem de sua.
Além dos escapulários, há também colares que trazem pingentes religiosos mais tradicionais como: medalhas de santos ou orações, crucifixos, estrela de Davi e muito mais.
Confira também: Acessórios religiosos: quais são e como usar
10. Colar de pérolas
Não há nada mais tradicional e clássico do que um belo, elegante e atemporal colar de pérolas. Eles nunca saem de moda e é possível encontrar versões para todos os gostos e personalidades.
Para as mais modernas, que buscam uma opção menos clássica, há modelos que trazem as pérolas em correntes de prata, ouro ou ródio.
Esse estilo é bem delicado, feminino e urbano. Combina com mulheres de todas as idades e pode ser usado em vários momentos, inclusive combinado com outros colares.
Para quem não dispensa o original, os colares todo em pérolas agrupadas uma ao lado da outra é a típica joia de família que passa de geração em geração.
Ficam ótimos para festas e eventos formais como casamentos, 15 anos e formaturas, mas também podem ser usados no ambiente corporativo junto a um belo tailleur.
Quais os colares que estão na moda?
Hoje, os colares mais usados são os mais expressivos e mais grossos. Como, por exemplo, correntes, pingentes grandes e muita sobreposição de colares. Para ficar mais fácil de entender: quanto mais colar, melhor!
Combine 1 ou 2 chokers com colares de pingentes e colares longos. Não tem problema ficar do mesmo tamanho, isso trará modernidade ao seu look.
Também é válido misturar prata com dourado. Essa composição com materiais diferentes leva muita autenticidade para quem a usa.
Ou seja, diferentes tipos de metais, miçangas, cristais, resina e muito mais. A criatividade e autenticidade são a cara das novas coleções e tendências.
Tendências para 2023
As coleções 2023, em especial aquela que ganhará destaque durante o verão do Hemisfério Sul, será de muita cor.
Os colares com pedrarias e, em especial, com miçangas são as grandes estrelas para o ano que está por vir.
E quando falamos em cor, estamos nos referindo a tons quentes, flúor e vibrantes como: laranja, amarelo, verde, pink (muito pink) e azul bic.
Nada discreto, nada nude, nada minimalista. Depois de muito tempo, o minimalismo deve ficar de lado pelas próximas estações.
Aposte em colares mais robustos, com correntes médias e grossas, longos, com pingentes e, claro, pedras coloridas.
O mix de colares deve vir com força total para ajudar a dar mais impulso ao visual power que o próximo ano promete trazer.
Você pode gostar também: Como montar o mix de colares perfeito
Onde comprar
Comprar joias e semijoias é coisa séria e merece muito cuidado e atenção. Em lojas online é preciso verificar a reputação da marca, comentários de consumidores e como a loja se comporta.
Além disso, seja em lojas físicas ou virtuais, sempre fique atenta quanto à política de trocas e de garantia, isso é muito importante para o caso de algum eventual problema.
A ArtCoco oferece um catálogo extenso de colares e correntes que vão dos clássicos aos mais modernos e hits do momento. Aproveite todas as nossas novidades e garanta peças únicas, com qualidade ímpar e que irão te acompanhar por longos anos!
Pingback: Bodas de Namoro: 7 Dicas de Presentes