You are currently viewing Estilo emo: aprenda a incorporar acessórios ao seu look da estética que voltou para ficar!

Estilo emo: aprenda a incorporar acessórios ao seu look da estética que voltou para ficar!

A Geração Z trouxe de volta para os holofotes o estilo emo. Muito popular na primeira década dos anos 2000, essa tendência traz elementos marcantes e inconfundíveis para quem os usa. Vamos te ajudar a incorporar os acessórios certos para entrar na onda de um jeito moderno e atualizado. Confira!

Para quem está na faixa dos 30+, certamente, lembra bem do estilo emo. Muito popular nos anos 2000, a tendência está voltando com força total.

O visual excêntrico, com looks cheios de estilo e personalidade, é uma das maiores características que faz da moda emo algo visualmente muito interessante.

Como sabemos bem, a moda é cíclica, ou seja, ela gira, dá voltas e tudo que um dia ficou para trás retorna repaginado, com ares moderno e atuais.

Afinal, é preciso se adaptar às novas gerações, suas formas de se expressar, sua linguagem e, claro, pegar uma casquinha da cultura pop do momento.

Vamos aprender mais sobre o estilo emo e, claro, como introduzi-lo junto à moda dos dias atuais sem cair no over!

Leia também: O que é Ear Hook e como usar

5 dicas para aderir à tendência do estilo emo

Fotografia em preto e branco de mulher emo loira deitada no chão de ponta cabeça

O que é o estilo emo 

O estilo emo surgiu entre o final dos anos 90 — muito influenciado pelo grunge — e início dos anos 2000, onde teve seu auge absoluto por longos anos.

Emo é uma abreviação do termo em inglês emotional hardcore e está intimamente ligado a uma das inúmeras subdivisões do rock’n roll.

Músicas com muita guitarra e baixo, gritando, mas, ao mesmo tempo, sentimentais, melódicas, letras que falam de amor, perdas, medos, traumas, sofrimento e muito mais. 

Junto a isso vinha também o estilo de se vestir e se mostrar para o mundo ao redor com:

·         Roupas pretas;

·         Cabelos escuros, com franjas que cobrem parte do rosto, lisos e com corte reto;

·         Maquiagem escura e forte nos olhos;

·         Coturnos;

·         Muito spike em cintos, pulseiras, chokers;

·         Meia arrastão;

·         Muitos acessórios: brincos, piercings, anéis, colares etc.

Podemos dizer que ser emo vai muito além de usar roupas e acessórios, mas é um estado de espírito. E nada tem a ver com rebeldia ou transgressão.

Muita gente, ainda hoje, associa os emos à rebeldia, justamente porque o estilo parece muito com o do seu antecessor: grunge.

Mas os adolescentes emos, na verdade, são pessoas muito sensíveis e sentimentais que usam a música, a arte e a moda como seus veículos para expressar suas emoções.

Volta do estilo emo 

É difícil apontar um motivo sólido para que algo volte a ser tendência no mundo da moda. Afinal, é natural que as referências e os estilos se revezem de tempos em tempos.

No entanto, a plataforma do TikTok tem sido apontada como a grande responsável pelo novo boom do estilo emo entre jovens e não tão jovens assim.

Os dois longos anos de confinamento por conta da pandemia, fez com que a rede social de vídeos curtos ganhasse ainda mais projeção, principalmente, entre a GenZ.

E, junto, trouxe também a moda emo. Isso se dá ao fato de muitas trends lançadas, trazerem de volta canções e artistas que foram sucesso no início do novo milênio.

Músicas melancólicas, que falam de amor ganharam destaque, em um momento em que as pessoas se sentiam sozinhas e com falta do calor humano.

O vestuário, cabelos, maquiagem e acessórios chegaram logo depois. Só que ao contrário de como era visto décadas atrás, hoje, ser emo é totalmente cool.

A GenZ tem algo que os Millennials não tinham quando adolescentes, que é a consciência de que ser diferente não é um problema. É algo normal, bacana e que demonstra muita atitude e personalidade.

São jovens mais bem resolvidos, com olhar mais empático para o outro e que se orgulham de ter opinião e lutar contra preconceitos e rótulos.

O estilo emo GenZ traz também muita referência do punk e do pop. Cabelos coloridos, uma pegada mais sexy e ousada, o xadrez e makes perfeitamente bem-feitas.

Incorporando referência do emo por meio de acessórios

woman in black and white long sleeve shirt sitting beside brown tree during daytime

Os acessórios são peças-chave para o estilo emo, por isso, é preciso investir bastante em correntes, brincos, piercings, pulseiras e colares.

Dê preferência a acessórios em prata, banhadas à prata ou ródio. O dourado fica um pouco de lado aqui, assim como, peças minimalistas e mais delicadas.

Vamos conhecer alguns exemplos de acessórios bem típicos do estilo emo!

Colares e correntes
Mulher posando para mostrar diversas semijoias em prata que está usando.

Correntes e colares de todos os comprimentos são bem-vindos, mas para mulheres os chokers ganham um destaque ainda maior.

Uma boa dica são os chokers de metal com mini crucifixos por toda a extensão, com aro rígido, com corrente bem grossa, em couro e, claro, as super tradicionais ao estilo: choker spike.

Pulseiras
Pulso feminino com diversas pulseiras em prata.

O pulseirismo é outra marca bem forte entre emos de todas as gerações. Uma dica é apostar em diferentes estilos e formar um mix bem diverso e democrático.

Os modelos em couro e cordão encerado entram super aqui, com pulseiras mais tradicionais com corrente Riviera, Cartier e elo português, desde que todas tenham uma espessura no mínimo média.

Anéis

Três anéis em prata dispostos sob uma superfície branca

Anéis temáticos são os que ganham destaque. Estrela, coração, signo, lua, cruz entre outros. As pedras dão um ar mais moderno e feminino, uma dica é escolher pedras escuras, como preta, roxa, azul-marinho, verde-musgo e bordô.  

Brincos

Orelha feminina com diversos brincos em prata

Ear hook, ear cuff, stud e argolas são as grandes estrelas do estilo emo. Brincos pequenos e esmaltados fazem muito sucesso entre os seguidores da tendência.

Misture modelos uma sequência de studs com um ear hook, por exemplo. Trará atitude e muita personalidade ao look.

Piercings
Mulher posando para mostrar piercings na orelha

Os piercings são joviais e trazem um ar contemporâneo e ousado ao look. Lembre-se que o novo emo não é mais retraído e tímido. Eles são personas de atitude e se orgulham do visual que estampam.

Piercing na sobrancelha, na orelha e no septo são os mais indicados para a tendência. Para quem não tem furo ou ainda está em dúvida se deve ou não realizar o procedimento, uma dica é apostar nos modelos piercing fake para ver se gosta, se combina com a sua personalidade e com o conjunto da obra.

Leia também: Como usar piercing fake: tendência 2022

Inspirações de looks emos contemporâneos 

Mulher loira emo posando para fotografia

Agora que a gente já conhece quais acessórios fazem parte do visual tipicamente emo, vamos a 5 dicas de estilo para inspirar você a entrar nessa tendência que voltou para ficar!

1. Estilo sexy

O estilo sexy vem predominando entre as tendências do emo moderno. Peças curtas, muito decote e a valorização das curvas de todos os corpos.

Mas quais são as peças que você deve apostar?

·         Minissaia com pregas;

·         Transparência e blusas segunda pele;

·         Couro;

·         Meia arrastão ou 7/8;

·         Chokers, anéis com pedras grandes, correntes com elos largos, piercing no septo;

·         Botas de cano longo e salto alto — coturnos são bem-vindos.

2. Estilo romântico

O estilo romântico emo, também, passeia pelo sexy, mas de um modo um pouco mais sutil, traz muita transparência, rendas e roupas com movimento.

Mas quais são as peças que você deve apostar?

·         Blusas com transparência segunda pele ou em renda;

·         Cintura marcada;

·         Vestidos com saia fluida ou rodada;

·         Luvas;

·         Coturnos;

·         Inspiração na cultura pop asiática (coreana e japonesa);

·         Pulseirismo;

·         Mix de brincos;

·         Maquiagem que traga preto com detalhes coloridos.

3. Estilo street

O estilo street preza pelo conforto e ele traz um pouco do estilo skate para o universo emo. Com peças largas, maquiagem mais simples e nada de pele à mostra.

Mas quais são as peças que você deve apostar?

·         Moletom preto;

·         Camisas de banda, série ou referência do universo pop;

·         Tênis preto reto ou coturno cano baixo;

·         Acessórios em couro como pulseiras e choker;

·         Piercing na orelha e na sobrancelha;

·         Calça cargo;

·         Muitos cintos, inclusive usado em conjunto;

4. Estilo pop

O estilo pop traz, claro, muita referência do universo pop atual, incluindo a moda asiática. Esse é o estilo que mais chama atenção nessa volta do emo.

Mas quais são as peças que você deve apostar?

·         Cabelos coloridos;

·         Maquiagem com toque de cor;

·         Mix de anéis;

·         Mix de colares;

·         Acessórios temáticos com lua, coração e estrela;

·         Muito cropped e kimonos;

·         Jeans reto;

·         Óculos com aro grosso.

5. Estilo moderno

O estilo moderno é o mais ousado de todos, ele passeia entre o emo, o grunge, o pop e tudo mais que a inspiração sugerir.

Mas quais são as peças que você deve apostar?

·         Maquiagem pesada e bem marcada;

·         Mix de acessórios;

·         Cabelos coloridos;

·         A mistura de branco e do preto nas roupas;

·         Cintura baixa;

·         Jaqueta de couro;

·         Elementos da cultura pop.

Combinando referências emos com outros acessórios

woman with silver stud earring

O novo estilo emo traz algo que não tinha antes: a referência com pop. Isso, na prática, significa que é uma versão um pouco mais flexível e leve da tendência dos anos 2000.

O que nos permite mesclar um pouco os estilos e adaptá-lo conforme a essência de cada um, usando acessórios menos pautados.

Para dar leveza ao visual, use junto aos acessórios emos um mix de anéis minimalistas, por exemplo, bem delicados e femininos.

Pérolas e joias que tragam cor ao look são outras boas opções para quebrar um pouco o padrão com peças escuras e pesadas.

Óculos de sol com design mais descontraído e coloridos são outras ótimas ferramentas para misturar junto à referência emo.

Ao contrário do que aconteceu nos anos 2000, hoje, o estilo emo chega mais flexível. Permitindo que os adeptos passeiem por outras tendências sem problema algum.

E, então, você faz parte do time que foi emo há 20 anos? Ou está aderindo à moda agora com toda a repaginada do visual emotional?

Quer saber tudo que é tendência no mundo da moda aqui no Brasil e em todo o mundo? Então, não deixe de acompanhar as nossas redes sociais e todo o conteúdo do Blog Art Coco!

Bárbara Fonseca

Sócia ArtCoco Joias E-commerce Apaixonada por acessórios e como eles transformam nossa auto estima Redatora nas horas vagas (amo escrever e pretendo fazer isso mais vezes)

Deixe um comentário