Os acessórios religiosos nunca saem de moda e, em alguns momentos, viram verdadeiras febres entre pessoas de todo o mundo. Simbolismo, fé, proteção ou simplesmente um item fashion? Vamos conhecer alguns dos principais exemplos desses itens cheios de personalidade!
Em um mundo globalizado e plural é comum o fácil acesso as mais diferentes religiões e, também, aos seus símbolos. Os acessórios religiosos fazem parte desse universo múltiplo e cheio de significados.
Por outro lado, engana-se quem pensa que é preciso seguir à risca uma religião para usar uma joia que traga algum elemento de fé.
A moda é democrática e livre e o uso de acessórios que remetam a alguma doutrina pode e deve ser usado por todos sem distinção.
Vamos conhecer algumas dessas joias tão singulares que são tendência em todo o mundo há muitas décadas!
Leia também: Escapulário: significado e diferentes modelos
Conheça os principais acessórios religiosos e aprenda a usá-los com estilo
Chamamos de acessórios religiosos tudo que traga alguma referência clara a uma ou mais religiões. Ou seja, símbolos que estão presentes na rotina de religiosos e praticantes.
Os Santos da Igreja Católica, os orixás das religiões de matrizes africanas, a estrela de Davi do judaísmo, o crucifixo como símbolo cristão entre outros.
E tais elementos podem surgir em acessórios diversos, todo o catálogo de uma joalheria pode trazer traços de símbolos religiosos: anéis, colares, brincos, pingentes e pulseiras.
O que caracteriza primordialmente um acessório religioso é seu simbolismo, quem os usa — por conta da religião — deposita na joia sua fé, esperança e boas intenções.
A moda busca muitas referências nesses itens para compor coleções e, isso vem dado bastante certo, já que nas últimas estações joias e semijoias com algum elemento religioso foi uma forte tendência.
Quais são os principais e mais populares acessórios religiosos?
Existe uma verdadeira infinidade de acessórios religiosos, afinal, no mundo há muitas religiões e cada um traz um ou mais símbolos que servem de inspiração.
No entanto, alguns itens acabam se destacando e caindo no gosto popular e, são esses que apresentaremos agora para vocês!
Escapulário
Não é de hoje que os escapulários vêm conquistando o gosto e coração de pessoas ao redor do mundo. Se originalmente era um símbolo da Igreja Católica – surgiu na Ordem das Carmelitas – hoje, é possível encontrá-los com referências as mais diferentes religiões.
Por isso, ele é uma joia democrática e versátil que agrada quase todo mundo. É uma excelente opção para presentear alguém especial.
Crucifixo
O crucifixo é o símbolo máximo do cristianismo. Representa a cruz de Cristo e todos os seus sacrifícios e abdicações em nome de seus semelhantes.
É um clássico no universo das joalherias, nunca sai de moda e a cada nova coleção surge com uma roupagem diferente para agradar um público vasto.
É usado como acessório católico, evangélico, espírita e até mesmo por pessoas que não seguem nenhuma religião específica.
Medalhas
As medalhas que trazem santos e anjos da Igreja Católica, versículos e dizeres para evangélicos, orixás e tantos outros símbolos são super tradicionais.
Elas combinam com pessoas de todas as idades e estilos e, assim como o crucifixo, nunca saem de moda.
Estrela de Davi
Associada primordialmente à religião Judaica, a Estrela de Davi é outro clássico sempre muito buscado que circula entre as principais tendências.
Por ser um símbolo absoluto que indica a vinda do Grande Messias, ela é também usada por evangélicos e católicos.
Mas não para por aí, a estrela de cinco pontas, também é associada e cultuada por religiões ditas como pagãs ou místicas.
Mão de Fátima
Muito popular na Turquia e Grécia, a Mão de Fátima vem ganhando espaço, também, entre os seguidores de Igreja Católica Romana (além da Ortodoxa), místicos e daqueles que não seguem nenhuma doutrina.
A Mão de Fátima é um símbolo de sorte, afasta a inveja, o mau-olhado e as energias negativas, além de ser um acessório belíssimo e super moderno.
Terço
Colares ou pulseiras de terço são os representantes máximos do catolicismo. Podem ser usado por homens, mulheres e crianças.
São joias cheias de simbolismos e fé. Há muitos modelos disponíveis e, geralmente, trazem um design delicado e elegante.
Signos
Acessórios religiosos místicos nunca estiveram tão em alta como nos últimos anos. É bem comum encontrarmos fashionistas com algum item que remeta aos signos dos zodíacos.
Uma medalha, um cristal, um anel, uma plaquinha. Os pingentes são perfeitos para usar junto a um patuá que traga todas as crenças juntas e misturadas.
Búzios
Ligados intimamente às religiões de matrizes africanas, os búzios surgem em acessórios modernos e sofisticados.
As joias com búzios em seu modo natural ou representada em prata, ouro ou cobre foram as grandes apostas do último verão e, ao que tudo indica, devem surgir novamente nas coleções 2023.
Leia também: 5 Dicas: como montar o mix de colares perfeito
Como usar acessórios religiosos?
Os acessórios religiosos podem ser usados tanto sozinhos como junto a itens não temáticos do seu porta-joias. Não existe uma regra que determine como e quando usar.
O interessante é justamente mesclar os elementos para dar um toque contemporâneo e moderno ao look.
Montar belos mixes que tragam referentes contrastantes é algo que está muito em alta e que faz muito sentido no mundo plural em que vivemos.
A dica é sempre escolher um acessório religioso que tenha de fato algum significado, importância ou que faça sentido para você e para o seu estilo e personalidade.
Inspiração de looks com acessórios religiosos
Agora que já conhecemos algumas das principais tendências quando o assunto são acessórios religiosos, que tal algumas inspirações para você usar e abusar dessa trend?
Look romântico
Para mulheres românticas uma boa aposta são acessórios que exaltem esse traço da personalidade de maneira natural.
A dica é apostar em um colar terço de pérolas delicado e moderno. Combine com um brinco de argola pequeno com aro médio.
Nas mãos você pode apostar em mix de anéis minimalistas, inclua um anel de pérola para que todos os acessórios se conectem.
Look executivo
Para looks profissionais a regra é sempre seguir a máxima: menos é mais. Logo, busque usar joias clássicas, porém, com design arrojado.
Uma corrente Cartier com malha fina, com um pingente que traga a Mão de Fátima cravejada de zircônia, é a pedida certa.
Os brincos podem ser ou o tradicional bolinha, ou para as mais modernas um brinco de taquinho médio.
Nas mãos um belo e anel chapinha monograma encerra a composição: fashion chic.
Look despojado
Para quem gosta do estilo urbano e despojado que tal um belo mix de colares? Um choker com mini crucifixos, uma corrente longa com pingente geométrico, uma corrente média cristais ao longo da malha e uma curta com pingente monograma.
Aposte em um brinco pequeno e discreto como uma argola ou mesmo um ear cuff com pontos de luz ao longo do comprimento.
Nas mãos um anel com aro trabalhados no dedo polegar e um falange indicador.
Look elegante
Para um look elegante a moda por muitos anos apostou em peças minimalista e discretas. Mas como o universo fashion é cíclico, agora a tendência são elementos grandes e chamativos.
Para não errar ou pesar a mão, escolha um ponto para ser o grande destaque da produção.
Um colar com malha em espessura média e um grande crucifixo cravejado com pedras perfeitamente lapidadas que podem ser brancas ou trazer um ponto de cor.
Para as mãos reserve apenas o dedo médio para receber um belo solitário, lembre-se de combinar a cor das pedras das duas joias.
Os acessórios religiosos fazem parte de catálogos de joalherias de todo o mundo há centenas de anos e vão continuar a fazer sucesso por muito tempo.
Seja por influência da moda ou pela incansável busca de todos nós por símbolos que nos encham de esperança e proteção.
E, então, gostou de conhecer um pouco mais sobre essas joias tão singulares e tradicionais? Que tal conferir o catálogo ArtCoco Joias e se surpreender com acessórios lindos que vão renovar o seu porta-joias?!
Pingback: Conheça 10 modelos de colares e aprenda a usá-los!
Pingback: Presentes para o natal: confira joias incríveis para presentear!