Ganhou o anel de prata, comprou na mão de outra pessoa ou em uma loja? Saiba que é muito fácil testar a prata para verificar o grau de pureza da peça.
Nem todo mundo tem o olhar apurado para saber se o anel é de prata logo de cara. Por isso, é importante entender como atestar a procedência desse e de outros acessórios feitos com o metal, principalmente ao comprá-lo em um local sem a garantia da procedência.
Esse processo é simples e fácil, e pode ser realizado em casa. No entanto, antes de como saber se um anel é de prata ou não, vale ressaltar que uma joia 100% de prata não é a melhor opção. Continue a leitura e saiba o porquê.
Existe anel de prata puro?
Antes de saber se o anel é de prata, é necessário compreender que a prata pura não é utilizada na fabricação de joias, sobretudo por ser um metal maleável. Por causa disso, o acessório pode sofrer alterações ao longo do uso.
Para a fabricação de joias, a prata é misturada com outro metal, como o cobre. Por exemplo, a prata 925 (prata de lei ou esterlina) é constituída por 92,5% de prata e 7,5% de outras ligas metálicas.
Já a prata 950 tem 95,0% de prata e 5,0% de outros metais. Há ainda a prata 800, com 80,0% de prata pura e 20,0% de outras ligas. No entanto, não é comumente utilizada no Brasil.
Sendo assim, um anel de prata 925 não significa que a peça é falsa só porque o certificado não consta que o acessório é prata 100%. Nesse caso, a joia terá durabilidade menor.
Veja também: Combinação de anéis: saiba como criar o mix perfeito
Como saber se um anel é verdadeiro?
O anel de prata e outros acessórios recebem certificado atestando a pureza da peça. Nesse caso, o anel pode conter a numeração 925 para indicar que apenas 92,5% da composição é prata pura.
Esse é o tipo de prata mais utilizado na fabricação de joias e semijoias, devido à durabilidade, versatilidade e custo-benefício.
Há ainda os acessórios banhados. Isso significa que a peça não é composta por prata, e somente passa pelo processo de galvanoplastia — ou seja, o objeto recebe uma fina camada externa de prata. Nesse caso, o acessório tem durabilidade e resistência menor que o anel de prata.
5 maneiras de como saber se a peça é de prata
Teste do gelo
Uma dica caseira de como saber se o anel é de prata é utilizar gelo. Isso porque o metal tem condutividade térmica maior do que outros tipos de metais. Nesse caso, o acessório de prata é capaz de derreter o gelo mais rapidamente.
Para atestar realmente se a técnica funciona, utilize outro gelo em cima de uma superfície de prata. Avalie qual gelo derrete em menos tempo.
Teste do vinagre
Outro truque caseiro para verificar se o anel de prata é verdadeiro é utilizar vinagre, item típico e simples encontrado na cozinha de qualquer pessoa. Coloque o acessório em um recipiente com vinagre, caso não ocorra alteração na joia, significa que o material é verdadeiro.
Levar ao joalheiro
Caso ainda tenha dúvidas ou está com medo de danificar o anel, o aconselhável, então, é levar a peça para o joalheiro. Há produtos químicos que podem ser usados para atestar a pureza da prata.
Se o acessório ficar verde com o reagente significa tratar-se de uma peça banhada. Não há problema em usar anel banhado em prata, no entanto, esse objeto não terá a mesma durabilidade e brilho de uma joia de prata.
Saiba mais: Anel de noivado, qual dedo usar?
Teste de ímã
A prata e outros tipos de metais nobres não são magnéticos. Por isso, caso o anel de prata atraia o ímã, significa que o objeto, na verdade, não é composto por esse material. Contudo, acessórios de níquel, ferro, cobalto e outros metais são facilmente atraídos por ímãs.
Comprar em lojas confiáveis
Para ter certeza de que o anel é de prata, o ideal é comprar o acessório em lojas confiáveis, onde as peças tenham certificado de autenticação com a pureza do metal. Esse cuidado é importante para pessoas sensíveis e que têm alergia à bijuteria e outros metais menos nobres.
Como saber se a aliança é de prata ou aço
Além da prata, é possível encontrar alianças feitas de aço. Para descobrir o material do anel, é preciso verificar a dureza da peça, afinal, a prata é mais maleável que o aço.
Outra diferença entre os materiais é que a aliança de prata pode ser ajustada, o que não é possível no anel de aço. De todo modo, as dicas apresentadas ao longo deste post também servem como guia para verificar qual o metal da composição.
Prata oxida?
É um erro achar que o anel de prata ao escurecer é sinal de que o acessório é falso. Afinal, a oxidação é um processo químico natural que acontece com esse e outros materiais nobres. O contato com oxigênio, suor, produtos químicos, cosméticos, entre outras substâncias, são responsáveis pelo escurecimento.
Esse problema pode ser resolvido ao limpar o anel de prata, além do armazenamento adequado. Outro cuidado importante é retirar os acessórios de prata ao entrar no mar, piscina, ao usar maquiagem, cosméticos e produtos químicos e abrasivos.
Veja também: Como guardar semijoias em casa: guia de organização pessoal
Anel de prata ArtCoco Joias
Agora que você já consegue saber se o anel é de prata e entendeu a importância de comprar em lojas confiáveis, com certificação, que tal conhecer o catálogo de anéis de prata da ArtCoco Joias?
No catálogo, há diversos modelos de anel de prata de altíssima qualidade, com design moderno e impecável que combina com qualquer estilo. Acesse o site e conheça a coleção.
Pingback: O Que é e Como Usar Aparador de Aliança