O anel solitário surgiu como forma de demonstrar carinho, significado que perdura até os dias atuais. Minimalista e discreto, engana-se quem acha que a joia não acrescenta em nada no look: pelo contrário, é um charme por si só!
Simples, elegante e luxuoso: o anel solitário é um dos acessórios mais clássicos que existem. A joia é caracterizada por um único aro simples, com apenas uma pedra cravada — normalmente, usa-se o diamante.
O design em formato de gota é o mais comum, mas, na hora de entender como usar anel solitário, é possível encontrar designs mais contemporâneos e modernos para quem quer fugir um pouco do tradicional.
Conheça mais sobre esse acessório a seguir!
Como surgiu a tradição do anel solitario?
A tradição do anel solitário é datada de 1423, quando o chefe da justiça da Inglaterra pediu para um joalheiro fabricar um anel de aro simples, porém, com uma única pedra imponente e brilhante — na ocasião, foi usado um diamante. A joia foi entregue de presente para a neta, que havia sido batizada.
Na função de anel de noivado, ou anel de compromisso, surgiu em 1477, após o arquiduque da Áustria pedir uma moça em casamento. Depois disso, entregar um anel com uma única pedra “solitária” passou a ser tradição entre a alta classe.
Qual é o significado do anel solitário?
O anel solitário representa o amor, sobretudo ao ser usado no dedo anelar da mão esquerda. Afinal, segundo crença que surgiu entre os egípcios na antiguidade, acreditava-se que essa mão tem a única veia que liga diretamente ao coração.
Apesar de essa afirmação não ser verdadeira, utilizar o anel solitário no dedo anelar tornou-se uma tradição com o passar dos anos. Além disso, no caso do diamante, devido à resistência e pureza da gema, simboliza estabilidade e segurança no relacionamento.
Veja também: Anel de noivado: em qual dedo usar?
Quem pode usar o anel solitário?
O anel solitário costuma ser presente tradicional em noivados, casamentos, pedidos de namoro, mas ele também é muito usado para presentear debutantes e formandas.
No caso das pessoas que recebem o anel como presente de formatura, pode-se combinar com a tradição de escolher a pedra preciosa conforme a cor que representa o curso superior. A safira azul é para o curso de administração, a ametista é ciências sociais, a esmeralda representa a enfermagem, e assim por diante.
Contudo, o anel solitário pode ser símbolo de amor próprio, ou seja, a mulher pode adquirir a joia como forma de empoderamento e autoconfiança.
Como usar anel solitário?
Veja, a seguir, dicas da ArtCoco para combinar o solitário com outros tipos de anéis!
1. Anel solitário com aliança
O anel solitário não substitui a aliança de casamento, apesar de ser comum fazer o pedido com este tipo de anel. Após o matrimônio, ambos podem ser usados em conjunto.
Após o casamento, a esposa utiliza o anel solitário no dedo anelar da direita em vez da esquerda. Já a aliança deve ficar na mão esquerda, também no dedo anelar. Mas nada impede que as duas jóias sejam usadas no mesmo dedo, desde que o estilo das peças combinem entre si.
O solitário pode ainda ser utilizado com uma meia aliança, espécie de acessório que funciona como aparador.
Nessa peça há dois aros nos quais formam uma proteção, no qual pode ser colocado um anel nesse espaço do “meio”. Além de proteger a peça principal, a meia aliança de prata dá um charme e sofisticação à composição.
Leia também: Aprenda como limpar aliança de prata com 7 dicas da ArtCoco Joias
2. Mix de anéis discretos
O anel solitário é uma peça imponente e luxuosa, por isso, deve ser o destaque na hora de compor os acessórios para as mãos. No entanto, fazer um mix de anéis simples e delicados, deixa o look muito mais criativo.
Essa combinação é perfeita para o dia a dia, pois é ótimo poder levar consigo um pouco do carinho representado pelo acessório. Apenas evite utilizar outros anéis no mesmo dedo que solitário, para não ofuscá-lo.
3. Combinação com anel colorido
Investir em acessórios coloridos é uma ótima chance de colocar um pouco de cor em um look sóbrio. Assim, tente combinar a pedra do anel solitário com outros anéis com pedras no mesmo tom. O topázio azul e a azurita azul, por exemplo, são uma combinação de anéis linda para quem ama tons de azul.
Já a tradicional esmeralda pode ser usada com jade e quartzo verde. Além de combinar o anel solitário com outra peça da mesma tonalidade, quem tem um estilo mais ousado pode criar um visual mais colorido, com mais de uma cor. Mas é preciso ter cuidado para não exagerar e carregar a composição.
Tipos de anel solitário ArtCoco
Seja qual for o estilo, a ArtCoco tem a joia ideal para presentear seu amor ou a si próprio. Agora que você sabe como usar anel solitário, veja alguns modelos disponíveis em nosso catálogo.
Solitário Zircônia e Ponto de Luz
O Anel Prata 925 Solitário Zircônia e Ponto de Luz é uma semijoia delicada para montar combinações incríveis com diversos looks e para todo tipo de ocasião.
Para quem ama solitários, a ArtCoco tem esse modelinho super especial, com pedra em zircônia no centro, deixando a peça mais delicada para você se apaixonar ainda mais por seus detalhes. Entre um ponto de luz e outro tem símbolo do infinito, o que ajuda ainda mais a criar a atmosfera romântica do acessório. Tem como não se apaixonar por esses detalhes?
Solitário Gota Verde Esmeralda
O apaixonante modelinho de Anel Prata 925 Solitário Gota Verde Esmeralda é uma ótima opção de presente da coleção dos nossos solitários.
Por ser um modelo de zircônia com diversas cores, pode ser usado como um presente de anel de formatura, solitário ou até mesmo noivado. A pedra verde esmeralda atrai prosperidade, abre caminhos, fortalece laços e proteção.
Solitário Aro Largo Zircônia
Podendo utilizar sozinho como uma peça destaque nas mãos, ou em combinações arrasadoras com um mix de anéis, o Anel Prata 925 Solitário Aro Largo Zircônia é incrivelmente perfeito com detalhes nas “garras” que seguram a zircônia.
Esses são alguns modelos, mas há muitos outros que combinam com todo tipo de estilo e ocasião. Acesse o site e conheça todos da coleção de anel solitário da ArtCoco!