Você é do tipo que adora complementar o look com acessórios descolados? Então, aprenda como usar o berloque, tendência do momento, em qualquer ocasião! Confira as nossas dicas a seguir.
Você sabe como usar berloque de diferentes modos e em qualquer situação do cotidiano? A verdade é que esses divertidos acessórios são uma verdadeira febre e nunca saem de moda, mas muita gente ainda tem certa resistência ao usá-los.
Isso porque no início da primeira década dos anos 2000, quando os berloques chegaram com tudo aos catálogos de todas as joalherias, foram muito associados ao público jovem.
Adolescentes e mulheres por volta dos 20 e poucos anos eram os grandes públicos-alvo da novidade do momento.
Hoje em dia, no entanto, a moda evoluiu e é muito mais democrática e versátil. Os berloques podem e DEVEM ser desfrutados por todos sem distinção de idade ou outros.
Vamos conhecer um pouco mais sobre essas joias tão incríveis, descobrir novos jeitos de usá-las e como combinar esse hit com a sua personalidade e rotina!
O que é o berloque?
Os berloques ou charms nada mais são do que pingentes, porém, ao contrário do que acontece com muitos acessórios que trazem um formato ou design genérico, eles são personalizados.
Podemos até dizer que essas versáteis joias são caricatas, mas a ideia é justamente essa: externar para todos os gostos e a personalidade de que as usa.
Os berloques se dividem em dois tipos: berloque e separador berloque. Os separadores têm a função de não deixar que os pingentes pêndulos fiquem um por cima do outro. São como contas que espaçam um berloque do outro.
O uso dos berloques não se resume apenas às pulseiras. Eles podem combinar com outras peças e surpreender na hora de harmonizar com diferentes looks.
Como usar berloque: 5 dicas incríveis que vão te surpreender!
1. Pulseira
O modo mais tradicional de usar seus berloques. O ideal é escolher um modelo de pulseira próprio para o conjunto de pingentes.
Elas podem ser tanto com malha flexível, rígida ou em couro trançada. Uma dica é sempre comprar um modelo um pouco maior que seu pulso.
Por exemplo, se costuma usar pulseiras tradicionais de 15 cm, para berloques o ideal será uma de 18 ou 19 cm.
Os berloques costumam ser pingentes grandes que levam volume à pulseira. Por isso, comprar um pouco maior evita que, ao preenchê-las, elas fiquem apertadas.
2. Colares
As fashionistas de plantão não se prendem ao clássico ou tradicional. Explorar novas maneiras de como usar um acessório da moda é inovar, mostrando ao mundo a sua personalidade própria.
Use seus berloques em colares, correntes e chokers. Para colares longos, uma dica é escolher pingentes que tragam mais de um símbolo em conjunto, como um belo patuá.
Nos chokers é possível combinar uma porção de berloques que tragam o mesmo estilo e “assunto” para compor um visual único e exclusivo ao look.
Lembre-se de usar entre um pingente e outro um separador para deixar a composição mais fluida e bonita.
3. Tornozeleiras
As tornozeleiras são charmosas por natureza. Levam feminilidade, sensualidade e muito estilo ao visual sem grandes esforços.
Uma dica para não deixar o look over e muito carregado, é escolher berloques menores e mais delicados para serem usados com a sua tornozeleira.
4. Cabelos
Está pensando em um penteado especial ou mais elaborado para um date, uma festa ou mesmo para renovar o visual no dia a dia?
Acrescente alguns berloques junto ao elástico que será usado para prender as madeixas. Ou adicione alguns pingentes aos grampos, ou presilhas.
Cuidado apenas para não perder seus acessórios. Para isso, aposte em fixar os pingentes com a ajuda de uma linha fina de nylon ao elástico ou grampo para que não caiam.
5. Chaveiros
Bolsas, carteiras, mochilas e necessaire fazem parte do dia a dia de toda mulher. Personalizar e deixar esses acessórios com a sua cara, não é uma missão tão difícil assim.
Com ajuda de uma corrente de aço ou mesmo um fio de seda encerado, crie um chaveiro exclusivo para sua bolsa ou chave do carro.
Você terá a liberdade de criar um chaveiro para cada bolsa e para cada ocasião!
Para que serve o berloque
Os berloques, como todo pingente, servem para enfeitar o visual. Levando charme, personalidade e, claro, ajudam a contar uma história.
Toda vez que a gente pensa em um look na hora de sair de casa, na verdade, a gente está contando uma história ou passando uma mensagem.
O nosso estado de humor, nossas ambições, a maneira como desejamos que os demais ao nosso redor nos enxerguem.
Há inúmeras maneiras de expressar nossos sentimentos e personalidade. Alguns acessórios são mais sutis e subliminares.
Já os berloques chegaram para deixar tudo muito claro e visível. Pingentes que, por meio de designs realistas e delicados, mostram quem somos, por onde passamos e, também, onde queremos chegar.
É uma maneira fácil, moderna e divertida de levar sempre com você tudo aquilo que gosta e faz sentido na sua vida.
Origem do berloque
Apesar de ser uma sensação atual e trazer linhas e estilos modernos e contemporâneos, os berloques são mais antigos do que se imagina.
Eles surgiram junto às antigas civilizações. Os dados mais concretos e aceitos sobre a origem dos acessórios surgem no Egito antigo.
Os berloques eram usados como símbolos de sorte, ou seja, amuletos usados principalmente pelos poderosos da época, para afastar os maus-espíritos.
Servia tanto como uma proteção em vida como também após a morte. As pessoas eram sepultadas com berloques que tinham como função mostrar aos deuses suas verdadeiras origens e, assim, garantir um bom lugar na eternidade.
Com o passar dos séculos os berloques foram se difundindo e se popularizando ao redor do mundo, especialmente na Europa.
As joias em prata eram usadas por mulheres de classe social elevada, como forma de mostrar seu status social, sua origem e linhagem e, também, seu estado civil.
Os berloques ganharam outra vida e o formato que hoje conhecemos apenas em 1889, quando uma famosa joalheria lançou sua desejada pulseira com um coração pendurado.
A novidade ganhou o coração de mulheres de todo o mundo e se tornou um símbolo de toda uma geração que se estende até os dias de hoje.
Anos mais tarde, outra poderosa do ramo das joalherias trouxe um novo conceito para os berloques.
Foi ela a responsável por lançar a tendência das pulseiras cheias de pingentes personalizados e autênticos e, além disso, alterou a nomenclatura de berloques para charm.
Como criar composições com o berloque?
Os berloques são muito versáteis e fáceis de usar e combinar no dia a dia. Não existe uma regra a ser seguida na hora de montar composições com eles.
Democráticos e atemporais, eles harmonizam bem tanto com composições mais descontraídas e divertidas e, também, com padrões mais sofisticados e minimalistas.
Nossa dica para não errar é:
Look descontraído
Use e abuse muitos dos berloques na hora de montar um look descontraído. Faça uma combinação que inclua muitos pingentes em uma mesma pulseira. Escolha elementos coloridos.
Invista um mix com outras pulseiras mais delicadas, leves e sem elementos e um relógio no outro pulso. Complete o look com um colar alongado com um pingente único e brincos stud pequenos.
Essa composição fica bem com shorts, saias, vestidos longos ou curtos, t-shirts e com looks total comfy.
Look minimalista
Para as clássicas, minimalistas ou para quem precisa usar de maneira mais formal no trabalho, os berloques podem ser grandes aliados para dar aquele toque moderno na composição.
Nesse caso, a dica é escolher pingentes menores, mais delicados, sem muita cor ou volume. Escolha no máximo quatro berloques para serem usados na pulseira.
Você pode escolher um elegante berloque patuá para ser usado em um colar médio ou longo. Um anel solitário na mão oposta à pulseira e brincos ponto de luz.
Essas escolhas combinam bem com trajes sociais, estruturados e em tons neutros e, também, com looks mais românticos.
Agora que você já aprendeu como usar berloque e viu que não é nenhum bicho de sete cabeças, já sabe qual história você vai querer contar através das suas joias?
Sabia que a ArtCoco tem um catálogo recheado de berloques em prata 925 incríveis te esperando? Confira agora mesmo e escolha já o seu!
Pingback: 5 combinações de brinco para montar um mix perfeito!