Você sabe como usar tornozeleira e deixar o look ainda mais moderno e cheio de estilo? Pois saiba que esse item está ganhando cada vez mais adeptas e estará em alta no verão. Confira aqui como usá-la e arrasar!
Muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre como usar tornozeleira e, isso acontece porque por muito tempo esse acessório ficou ligado à moda praia e litorânea.
É claro que as tornozeleiras brilham como nunca durante as estações mais quentes e, obviamente, as cidades beira-mar acabam favorecendo seu uso.
Roupas mais leves e curtas, muita pele à mostra e acessórios e joias diversas para compor um visual que pode ir do descontraído ao super chic em um piscar de olhos.
Descubra a seguir como usar tornozeleiras sem medo, com os mais variados looks e composições: na praia, na cidade, no campo ou na serra!
Como usar tornozeleira e montar lindas combinações?
As tornozeleiras estão no mercado de joalheria há muitos anos. Não chega a ser uma novidade, mas como tudo na moda tem seus momentos de maior e menor destaque.
Nos últimos anos ela vem ganhando mais espaço entre as tendências que trazem acessórios diversos para uso no dia a dia.
A estrela Jennifer Lopez é uma das grandes responsáveis por trazer as tornozeleiras aos holofotes. Isso porque a beldade ama usá-las nas mais diferentes ocasiões.
E desde 2017 a peça vem se tornando uma marca sua registrada. A joia deixa o visual de JLo ainda mais poderoso e sensual.
As tornozeleiras podem ser de ouro, prata, ródio, banhada, em fibra natural e muitos outros materiais. Independente de como são feitas, uma coisa é certa: elas tornam o look super feminino, atraente e criativo.
Há modelos e estilos para todos os gostos e personalidades. Uma coisa bacana é que elas não precisam combinar com as demais joias. Um design mais clássico, como as venezianas, podem ser usadas em todas as ocasiões.
Quais os modelos de tornozeleiras?
Assim como as pulseiras e colares, há muitos modelos de tornozeleiras no mercado. Isso porque elas seguem as mesmas tendências e lógica dos acessórios “primos”.
Confira os principais modelos de tornozeleiras que figuram os catálogos de joalherias de todo o Brasil e do mundo!
Veneziana
Cartier
Groumet
Miçanga
Temáticas – estrelinhas, corações, sol, folhas, búzios, lua, trevo, medalhinhas etc
Pérolas
Elo Português
Bolinha
Qual a grande aposta para o verão que está por vir? Sem sombra de dúvidas os modelos que trarão muita cor e movimento.
O verão será pulsante, flúor, colorido e quente. Logo, aposte em tornozeleiras com miçangas, pedras coloridas, cristais e, também, os modelos com medalhinha e búzios — tanto naturais como réplicas em ródio, prata e banhados a ouro.
Leia também: O que é ear hook e como usar?
Composições e combinações
Não há muito segredo em como usar tornozeleira tanto nos dias comuns como em eventos que pedem uma produção mais elaborada.
Você precisa apenas usar o mesmo critério que usa ao escolher os demais acessórios na hora de montar um look: peças divertidas e descontraídas para eventos informais.
Já peças clássicas, minimalistas, com brilho ou design exclusivo devem ser usados em ocasiões mais formais que exijam uma produção mais glamourosa.
Vamos aprender como usar tornozeleira com diferentes looks!
Vestidos dia a dia
Vestidos curtos, midis ou até longos em tecido leve, estampados ou lisos. Aposte em tornozeleiras de espessura média.
A malha pode trazer textura como a espinha de peixe, lacraia ou Piastrini. Os modelos de bolinha e pérolas são, também, ótimas opções aqui.
Nos pés o calçado ideal são as sandálias rasteirinhas, salto bloco, anabela ou tênis reto, como o queridinho All Star sem meia.
Vestido festa
Um vestido de festa pode surgir na altura do joelho, midi ou longo. Geralmente, chegam em tecido nobre e mais bem estruturados.
Para brilhar junto ao look todo, dê uma chance às tornozeleiras que tragam brilho ao look. Seja pelo próprio acabamento da malha ou por trazer pedrarias.
Um ponto de luz, vários pontos de luz ao longo da corrente ou mesmo modelos 100% cravejados de pedras.
Aqui o calçado pede um salto alto fino que pode surgir em uma sandália de tiras finas ou em um belo scarpin.
Shorts
Os shorts podem surgir em jeans, sarja, social ou em linho. São práticos, modernos, joviais e traduzem muito bem o verão.
Para potencializar toda a descontração que uma produção com shorts promove, que tal um mix de tornozeleiras?
Para um bom mix funcionar precisamos de pelo menos três peças. Escolha um modelo com malha clássica como a veneziana sem pingente.
Adicione um de bolinha ou pérola e por fim uma tornozeleira de elo português com um pingente de sua preferência — nada muito grande.
Para não embolarem ou para que uma não caia sobre a outra, atende-se em ajustar o tamanho de cada uma na hora de fechá-las.
Nos pés, uma rasteirinha, um mullet, mocassim ou mesmo um tênis reto de cano baixo vão dar o toque final ao visual.
Saia
As saias são femininas e atemporais. Curtas, médias, longas, rodadas, lápis ou as tradicionais jeans — que voltará com tudo no verão.
Aposte em tornozeleiras clássicas como venezianas, Groumet, Cartier e bolinha. Elas irão completar a leveza e a feminilidade do look.
Combine com uma sandália de salto bloco, anabela ou um sapato boneca para deixar o visual mais atraente e interessante.
Biquíni
Moda praia pede descontração e pode nos brindar com combinações mil. Aqui o mix de tornozeleira também terá vez.
Combina duas ou três que tragam a prata e algum elemento natural como palha, fio de couro ou barbante encerado.
Uma tornozeleira com pingentes de medalhinhas, estrala, sol ou conchas. Acrescente uma segunda supercolorida com miçangas e barbante e uma terceira com búzios.
Nada mais praia, piscina e férias que isso, não é? Nos pés, chinelos de borracha ou couro, nada muito chamativo para que o foco seja o tornozelo.
Quando e onde usar a tornozeleira?
As tornozeleiras são democráticas e podem ser usadas em todas as ocasiões e situações. Basta acertar na escolha do modelo do acessório com o ambiente e o look.
Caso seu look exija o uso de meia calça, por exemplo, dispense a joia, uma vez que não fará sentido e ainda você pode correr o risco de desfiar meias mais finas.
Uma boa dica para eventos mais formais, com looks elaborados e aquele visual mais glamouroso é apostar em tornozeleiras finas, delicadas e brilhantes.
Logo, evite pingentes e aplicações. Use e abuse de modelos com elos mais fechados, acabamento polido e até cravejados com pedras. Poderão, assim, ser usadas tanto em eventos diurnos como noturnos tranquilamente. Pois, darão um toque de sofisticação e sensualidade na medida certa.
Demais modelos com pingentes variados, texturas e espessuras maiores, podem ser usadas com looks mais descontraídos ou menos formais.
Como combinar tornozeleira com calçados?
Tornozeleiras pendem tornozelos à mostra. Então, não dá para usar com tênis esportivos, botas e coturnos. Entre as sandálias as únicas que ficam de fora são as gladiadoras e as que trazem amarração no tornozelo e pernas.
Porém, combinam perfeitamente com:
- Rasteirinhas;
- Tênis de passeio;
- Scarpin;
- Sandálias de salto alto, médio ou baixo;
- Mullets;
- Chinelos.
Uma regrinha básica para não errar ao combinar a tornozeleira com o calçado é a seguinte:
Quanto mais livre o tornozelo e peito do pé, mais você pode apostar em acessórios elaborados com pingentes, franjas, laços, miçangas e até mixes com duas ou três joias.
Quando o calçado é fechado no tornozelo — como tênis e sapatos Oxford —, mais fina e delicada e sem detalhes deverá ser a tornozeleira.
Quais cuidados ter ao usar uma tornozeleira?
No verão é muito comum o corpo sofrer algumas alterações pelas altas temperaturas. Dentre as principais queixas entre as mulheres está o inchaço de mãos, pés e pernas.
Principalmente no período pré-menstrual é comum que as alterações hormonais acabem resultando no inchaço do corpo, o que causa grande desconforto.
Por isso, para quem sofre com esse transtorno é preciso ficar atenta quanto ao uso de acessórios como anéis e tornozeleiras.
Uma dica é sempre comprar uma peça que fica mais larga no tornozelo, hidratar-se muito durante o dia e nunca dormir com o acessório.
Fique atenta aos sinais que seu corpo envia, se perceber que está começando a inchar, retire tudo que possa prender a circulação do sangue.
Se possível, coloque as pernas para cima, com a ajuda de uma cadeira extra, por exemplo. Para ajudar o corpo a bombear de maneira mais eficiente o sangue.
Grávidas também precisam ficar atentas e evitar o uso de anéis, alianças e tornozeleiras durante o último trimestre de gestação.
Quais as famosas que apostam nessa tendência?
As celebridades e fashionistas são as grandes responsáveis por fazer com que uma tendência percorra os quatro cantos do mundo e chegue com força total nas ruas.
Seja por uma temporada ou para se tornar uma marca registrada, acessórios como as tornozeleiras, estão presentes nos looks de algumas famosas que são verdadeiros ícones da moda.
Será que você já reparou essa belezura abrilhantando ainda mais essas deusas da beleza e do estilo?
Confira algumas celebridades que não dispensam o uso de uma bela tornozeleira!
· Jennifer Lopez;
· Carol Castro;
· Thayla Ayala;
· Rihanna;
· Giovanna Ewbank.
E, você, tem em seu porta-joias uma bela tornozeleira? Tem o hábito de usá-la em seu dia a dia ou ainda é resistente na hora de combinar um look com esse acessório tão versátil?
Confira uma variedade de modelos e estilos de tornozeleiras no catálogo ArtCoco e aposte nessa tendência que tem tudo para ficar de vez entre nós!
Pingback: 5 inspirações de looks para torcer pela seleção
Pingback: 5 dicas de como usar berloque e criar incríveis composições!