You are currently viewing Escapulário: significado e diferentes modelos

Escapulário: significado e diferentes modelos

Conheça a história do escapulário: significado, como usar e outras curiosidades sobre esse acessório tão presente no mundo da moda!

Símbolo de proteção e fé, o escapulário é um acessório que se tornou tendência no mundo da moda nos últimos anos, mas são poucos que conhecem o verdadeiro significado por trás dessa joia.

Muitas pessoas usam o escapulário para proteção contra o mau-olhado e inveja, mas o significado dessa peça está diretamente ligado à fé cristã, embora atualmente existam diversos modelos livres de ligações religiosas.

Quer descobrir o verdadeiro significado do escapulário? De onde veio e saber o porquê desse nome? Então você precisa ler esse texto. Afinal, ao usar um acessório com tamanha grandiosidade espiritual é importante saber sua origem e usá-lo da forma correta.

O que é um escapulário

O escapulário é um colar, símbolo de fé cristã que carrega dois pingentes de placas em cada extremidade da corrente. O mais conhecido e o primeiro a ser criado é o que carrega um pingente de Nossa Senhora do Carmo e outro com o Sagrado Coração de Jesus.

Os primeiros escapulários eram usados apenas pela Ordem dos Carmelitas e feitos com uma longa faixa de tecido que era utilizado nas escápulas (que são os ombros). Apenas se tornou uma espécie de “colar” quando seu uso passou a ser permitido também aos leigos, embora esses, para diferenciar dos Carmelitas, fossem feitos de retalhos de tecidos interligados por um barbante.

Primeiro escapulário feito pela Ordem dos Carmelitas com tecido.
Escapulário em exposição no Museu Claretiano de Curitiba

Apesar de hoje ser considerado um acessório de moda, com vários materiais, cores e símbolos diferentes, algumas tradições católicas seguem firme para que o uso dele seja feita da forma correta. Continue lendo para descobrir o jeito certo de usar e outras curiosidades sobre os escapulários.

Tipos de escapulário

Como falamos agora há pouco, o escapulário se originou de forma religiosa, porém como está cada vez mais presente no mundo da moda, hoje temos diversos modelos de escapulários com materiais, pedras e símbolos diferentes. Ele é um acessório unissex e que pode variar também com os tamanhos de correntes. Separei alguns modelos antes de embarcarmos na história dele. Olha só quanto modelo lindo!

Se você amou algum desses modelos ou quer aprender como usar e combinar o escapulário com outros acessórios, lá no final vou te dar algumas dicas. Mas antes disso, vamos matar essa curiosidade de saber como ele surgiu?

O que significa escapulário?

A palavra escapulário tem origem latim “scàpula”, que muitos dizem significar “armadura” ou “proteção.  Porém, ao traduzir esse termo do latim, ele significa “ombro” ou “escápula”.

Escápula é o par de ossos que temos nas costas ligados à clavícula, portanto, fazem parte dos ombros. Basicamente o nome escapulário se dá pela parte do corpo em que ele é usado (nos ombros).

História e significado religioso do acessório

Segundo o Catolicismo, o escapulário teve origem em um momento muito perigoso e cheio de adversidades para a Ordem Carmelita. Ordem que na época pertencia ao monge Simão Stock, que era conhecido como um dos maiores devotos da Mãe de Deus, também chamada de Nossa Senhora Virgem Maria.

A Ordem Carmelita possui esse nome por ser derivada do Monte Carmelo, localizado na Palestina. Essa antiga Ordem havia sido expulsa da igreja pelos muçulmanos do Monte Carmelo e enfrentavam dificuldades ao tentarem ser aceitos pelos europeus e pelo Papa Honório III, que até então, ainda não aprovava a Ordem.

A história diz que em um momento de dificuldade extrema, Simão Stock rezou para Virgem Maria e suplicou por um sinal físico de proteção. De acordo com Simão, Nossa Senhora apareceu e entregou a ele um escapulário, que seria a armadura de proteção da Ordem, que os livraria de todo o “fogo da perdição”.

Alguns meses depois, o Papa Honório III reconheceu e aceitou a Ordem, permitindo com que eles se espalhassem pela Europa e continuassem exercendo sua vida eremítica tranquilamente.

Dúvidas frequentes sobre escapulário

Quando se sabe o verdadeiro significado do escapulário e seu valor religioso, é comum surgir algumas dúvidas sobre o seu uso. Vamos listar algumas dúvidas recorrentes para te auxiliar na hora de escolher e usar o seu escapulário:

Qual é a função de escapulário?

O escapulário cristão é considerado uma veste pelos católicos, segundo eles, quem se reveste com ela torna-se membro da família carmelita e se consagra à Virgem Maria. Sendo assim, o escapulário cristão significa uma verdadeira aliança com Maria.

Como ele carrega o símbolo de proteção, existem muitos outros modelos relacionados a proteção espiritual ou contra mau-olhado, como o escapulário de olho grego ou de pedras naturais. Existem também os escapulários sem símbolos diretamente ligados à proteção, que podem ser: escapulário de coração, escapulário de signo etc.

Por que o escapulário tem que ser ganhado?

De acordo com a tradição cristã, o escapulário deve ser concedido unicamente por um sacerdote ou presenteado por uma pessoa querida. Então a dica é: se você tem alguém especial, a presenteie com um escapulário. Além de entregar um acessório com grande significado religioso, você repassará as bençãos e proteção para essa pessoa.

Mas isso também não impede de que você mesmo se presenteie. A tradição cristã diz que precisa ser ganhado, mas você não precisa esperar para sempre alguém te presentear com um. O que importa na verdade é a sua fé e no que acredita, não é mesmo?

Quem usa escapulário pode tirar?

Para os católicos o escapulário é um símbolo de devoção à Virgem Maria. Um compromisso a ser seguido com atitudes que vão desde escutar a palavra de Deus e colocá-la em prática na vida. Assim como os compromissos devem ser cumpridos, de acordo com eles, o escapulário não deve ser tirado do corpo, pois ao tirar, você está longe da proteção de Maria.

O que significa quando escapulário quebra ou arrebenta?

Como já sabemos, o escapulário é um símbolo de proteção. Dizem tradicionalmente que quando esse acessório arrebenta ou quebra é porque a pessoa se livrou de um grande perigo. Ou seja, ao quebrar, quer dizer que sua armadura foi quebrada e te livrou de um mal.

Ao acontecer isso, não precisa se preocupar. Basta se revestir de uma nova armadura de proteção colocando um novo escapulário.

Pode usar escapulário sem benzer o acessório?

Se você for usar o acessório pensando no verdadeiro significado cristão é necessário que ele seja benzido por um padre ou sacerdote da igreja antes de usá-lo. Mas se você quer usar por outro motivo (pela moda, ou porque gosta do acessório em si, entre outros) não há necessidade de benzer.

Escapulário: como usar?

Escapulários dourados com placa de fé, Nossa Senhora Aparecida e o sagrado coração de Jesus

Agora que você já sabe a história desse acessório maravilhoso e aprendeu seu significado religioso, que tal agora ver algumas combinações com escapulários para aplicar em seus looks?

Escapulário Feminino

Apesar de ser considerado um acessório unissex, alguns modelos de escapulários, como os de pedras cravejadas por exemplo, são mais delicados. Ótimos para serem usados sozinhos ou até mesmo para compor com outros colares e chokers:

Escapulário Prata

O escapulário Prata pode ser tanto de Prata 925 como de Ródio Branco. No nosso site temos diversos modelos desses dois materiais e você pode conferir clicando aqui.

Escapulário Masculino

Como dito anteriormente, o escapulário é um acessório unissex. Com exceção dos que são muito trabalhados e com pedras, todos eles cabem para o visual masculino. Acredite, até mesmo composição com colar dá pra fazer e fica incrível. Olha só a diferença de um modelo com corrente de diferentes tamanhos.

Aproveite para conferir também nosso post sobre como usar choker para diferentes estilos e montar combinações incríveis de choker + escapulários!

Se tiver alguma dúvida ou sugestão para o próximo tema deixe seu comentário aqui embaixo.

Espero que tenham gostado. Um beijo

Referências:

Jéssica Gonçalves

Graduada em Publicidade e Propaganda Redatora, apaixonada por escrita Gerente de E-commerce ArtCoco Joias

Este post tem 3 comentários

Deixe um comentário