You are currently viewing Colar de coração: significados e onde comprar

Colar de coração: significados e onde comprar

O significado do colar de coração é afetivo e muito atrelado ao amor, afinal, o símbolo representa há séculos as emoções positivas, a vida e a vitalidade. Por isso, é uma ótima opção de presente para alguém especial, principalmente no Dia dos Namorados. 

O significado do colar de coração varia, afinal, esse símbolo ganhou referenciais diversos ao longo dos séculos. Hoje, pode ser utilizado para representar o amor, mas também, a bravura e a vitalidade da vida.

De todo modo, o colar de coração significa boas emoções e, por causa disso, é uma ótima opção de presente de Dia dos Namorados para surpreender a pessoa amada, presente de dia das mães ou para representar uma amizade forte e duradoura. 

Para entender o significado do acessório, é preciso conhecer as origens da relação entre o símbolo e o amor. Confira, neste texto, e saiba onde comprar colar de coração. 

O que significa o símbolo de um coração?

A associação do coração com o significado de amor remonta há séculos, com origens culturais e simbólicas em várias civilizações antigas. Embora não haja uma origem 100% definitiva, existem algumas teorias e explicações que podem ajudar a entender. 

Uma possível explicação vem da Grécia Antiga, onde os filósofos acreditavam que as emoções e os pensamentos estavam centrados no coração, em vez do cérebro. Que o coração era responsável pela emoção e pelo pensamento racional, incluindo o amor. Essa crença influenciou o pensamento ocidental por muitos séculos.

Outra possível origem do coração como significado de amor é da cultura romana, onde o órgão era visto como o centro da emoção e do amor. Acredita-se que os romanos associaram o coração com o amor devido à sua aceleração e palpitante quando uma pessoa está emocionada e apaixonada.

Além disso, ao longo da história, o coração também foi associado a outros sentimentos e características além do amor, como coragem, generosidade e compaixão. 

Há também a percepção de que o coração é o centro vital do corpo humano, fornecendo vida, energia e vitalidade, significado fortemente atribuído aos egípcios a.C.

Ao longo dos séculos, a religião também desempenhou um papel importante na associação do coração com o amor. O Sagrado Coração de Jesus, por exemplo, é uma representação simbólica do amor divino de Jesus Cristo. 

A imagem, que retrata o coração de Jesus envolto em chamas e cercado de espinhos, surgiu com a devoção católica no século XVII e se tornou um símbolo religioso até os tempos atuais. 

Com o tempo, a associação do coração com o amor se consolidou na cultura popular e na literatura, representada em poemas, canções e obras de arte. Atualmente, o coração ainda é utilizado como símbolo universal do amor e também associado ao afeto, romance e compaixão.

Embora a origem exata dessa associação não possa ser determinada com precisão, a conexão entre o coração e o amor se desenvolveu ao longo de muitos séculos por meio da combinação de fatores culturais, filosóficos, religiosos e simbólicos.

Variações do colar de coração

Seja para presentear alguém querido ou para usar no dia a dia, o colar de coração é um acessório charmoso, fácil de combinar no look e prático para os dias que não tem muito tempo para criar uma composição mais incrementada.

Colar Prata 925 Pingente Coração Madre Pérola

Pescoço de mulher de blusa branca usando colares e pulseira prateada

O Colar Prata 925 Pingente Coração Madre Pérola Clean M é uma ótima opção para quem gosta de madrepérola e estilo delicado e clássico ao mesmo tempo.

A madrepérola, substância calcária à base de nácar, é um material orgânico produzido por certos moluscos, como ostras e mexilhões. É uma substância dura e brilhante que reveste o interior das conchas desses moluscos quando sentem que estão sob ataque.

A madrepérola é formada por uma combinação de minerais, principalmente carbonato de cálcio, dispostos em camadas finas e translúcidas. Essas camadas são separadas por uma substância orgânica, responsável pelas cores iridescentes e pelo brilho característico da madrepérola.

A coloração da madrepérola pode variar de branco, creme e rosa-claro a tons mais escuros. Devido à beleza, é muito utilizada na confecção de semijoias, principalmente pelo brilho que aparece quando a luz é refletida e refratada pelas camadas deste material. 

Colar de coração folheado a ródio

Pescoço de mulher branca loira de blusa branca usando dois colares prateados sendo um com pingente de coração

O Colar e Gargantilha Folheado a Ródio Coração Tam M é um acessório delicado e resistente, ideal para o dia a dia, e para quem gosta de acessórios simples.

Uma semijoia folheada a ródio é revestida com esse metal precioso da família da platina, conhecido pela alta resistência à corrosão e por ser extremamente brilhante e durável. Por isso, é muito parecida com a colaração da prata. 

Para a confecção do colar de coração e de outras semijoias, o revestimento de ródio é aplicado em uma camada fina sobre uma base de metal, como cobre ou latão. 

O revestimento de ródio proporciona vantagens aos acessórios, sobretudo por criar uma camada protetora que ajuda a evitar a oxidação e a corrosão do metal base, aumentando a durabilidade e a vida útil do acessório, lembrando que essa durabilidade vai de acordo com os cuidados necessários com sua semijoia

Além disso, o ródio possui um brilho intenso e um acabamento espelhado, responsável pela aparência elegante e sofisticada das peças folheadas.

Colar de coração cravejado com zircônia 

Semijoias douradas de coração sobre superfície branca

Para quem prefere semijoias folheadas a ouro, o Colar Folheado a Ouro 18k Pingente Coração Cravejado Zircônia é uma ótima opção. Além de nossas peças serem hipoalergênicas, esse colar com coração de zircônias como pedras principais é delicado e estiloso.

A zircônia é uma gema sintética, que possui um brilho semelhante ao diamante. É usada devido à sua semelhança visual ao diamante, beleza e preço acessível. 

Um colar de coração com zircônia é um ótimo presente, especialmente para ocasiões especiais, como aniversários, Dia dos Namorados ou aniversários de casamento. É uma opção atraente e acessível para quem procura uma peça de joia brilhante e elegante.

Leia também: Bodas de namoro: como presentear seu amor

Como usar colar de coração?

Confira algumas dicas de como usar colar de coração: 

Aposte na simplicidade: O colar de coração é delicado e discreto, por isso, pode ser usado no dia a dia em um look básico. Para isso, é possível combiná-lo com roupas casuais, como camisetas, blusas de botão ou vestido florido – perfeito para criar um visual romântico.

Mix de colares: Experimente combinar o colar de coração com outros colares de diferentes comprimentos para criar uma aparência de camadas, o conhecido mix de colares. Por exemplo, você pode usar um colar de coração curto com um colar longo, ou com um colar religioso, como escapulário ou colar medalha.

Combinação de materiais: Experimente combinar um colar de coração com diferentes materiais para adicionar textura e variedade ao look. Por exemplo, você pode usar um colar de coração de ouro com uma corrente de prata para criar um contraste.

Saiba mais: Aprenda a combinar decotes e colares: conheça 5 composições incríveis!

O que significa dar um colar para uma pessoa?

Conforme vimos, a origem do colar de coração é diversa, mas o que todos têm em comum, é que está atrelado às emoções e sentimentos. Por isso, dar um colar de coração a uma pessoa, é um símbolo de amor, vínculo e afeto.

Apesar de o significado do colar de coração não ter uma origem única, é símbolo de amor e parceria, seja para um presente de Dia dos Namorados, presente de dia das mães, ou para demonstrar seu amor e carinho por uma pessoa querida. Gostou das dicas sobre o colar de coração, significados e os modelos da ArtCoco? Acesse nosso site e confira nossas opções de colares de coração.

Jéssica Gonçalves

Graduada em Publicidade e Propaganda Redatora, apaixonada por escrita Gerente de E-commerce ArtCoco Joias

Deixe um comentário